Good Luck Tattoo Studio - São Paulo - Brazil

Significado das Tatuagens Polinesia

As tatuagens mais populares e procurada hoje em dia são as Tatuagens Polinesia, aqui abordaremos o Significado das Tatuagens Polinesia não só porque são harmoniosas e podem ser projetadas individualmente, contando nelas fatos da vida do indivíduo mas porque existe algo místico e misterioso dentro delas, além disso, seus símbolos não só têm uma forte tradição eles também são muito carismáticos e extremamente significativos devido a sua mitologia esta diretamente ligada ao “Animismo”.

Animismo (do latim animus, “alma, vida”) é a visão de mundo em que entidades não humanas (animais, plantas, objetos inanimados ou fenômenos) possuem uma essência espiritual.

O animismo é usado na antropologia da religião como um termo para o sistema de crenças de alguns povos tribais indígenas especialmente antes do desenvolvimento de religiões organizadas Apesar de cada cultura ter suas próprias mitologias e rituais diferentes, o “animismo” é um termo usado para descrever o segmento mais comum e fundacional das perspectivas espirituais” ou “sobrenaturais” dos povos indígenas.

Voltando ao tema o aspecto mais importante em relação a esses símbolos, no entanto, é que eles continuam a proteger todos os que reconhecem sua capacidade de fornecer ajuda, seja para o indivíduo, amigos ou sua família. A maior dificuldade na nterpretação desta vasta simbologia se da pelo fato de que os verdadeiros significados dos símbolos polinésios e maori ndividuais tornaram-se perdidos no tempo devido aos modos que essas culturas foram colonizadas principalmente o povo Maori, bem vamos deixar essa historia para uma outra oportunidade, aqui iremos abordar os significados das tatuagens Polinésia com ênfase na cultura Maori. Isso sempre foi um problema para mim, ver elementos gráficos maravilhosos e não saber o seu real significado.

No inicio dos anos 90 tive a oportunidade de fazer uso acadêmico da então desconhecida para os mortais a (Internet) que era estringida a Universidades e órgãos publico, o acesso por esse novo canal de informação era também muito rudimentar, sem a opção de monitores coloridos e o MOUSE, sim acredite, não existia até então a opção de clicar! Era tudo muito confuso, endereços de URL longos e muitas vezes lentos em sua conexão, quando digo lento falo em demorar 3 dias para baixar um arquivo de 250 Kb, sem falar que a conexão era discada e caia a todo instante, veja quão árdua era a tarefa de garimpar dentro deste universo tão hostil. Mas consegui, tive acesso a diversos servidores de diversas universidades, e como eu ja era tatuador meu interesse dentro desses portais era “TATUAGEM” em especial, cultura Maori, pois eu tinha ouvido que a palavra “Tattoo” provinha desta tribo e tinha comigo a ideia que os Maoris eram os criadores da Tatuagem.

Sendo assim minhas pesquisas eram voltadas a “Tatuagem Polinésia”, Maori, Tahithi, Tonga, Marquesan, Hawai, Tribal Tattoo, History of Tattoos, esses eram as terminologias buscadas dentro desses portais. Porem no inicio fiquei frustado pois as unicas coisas que eu encontrava eram livros de antropologia datados muitas vezes do século passado, entre meados de 1800 em diante.

Esses livros são 100% garantidos a fonte de credibilidade pois não havia se implantado o “FAKE NEWS!

As informações contidas em raras vezes focava o conceito em si dos significados das tatuagens as informações eram muito fragmentadas tornando ainda mais árduo obter o resultado que eu almejava, que era saber sobre o significado das tatuagens Maori, mas o lado bom foi eu poder conhecer a cultura desses povos de uma forma mais ampla e entender como eles raciocinavam se alimentavam e viviam. Essa experiência me deu um tino tão aguçado que em algumas vezes eu via um elemento e mensurava qual seria seu significado, e ao pesquisar mais profundamente ou em posteriori via que era aquilo que eu havia imaginado. Passei a ver com clareza qual era a mensagem do desígnio mesmo que esse fosse contado em metáforas, o que é peculiar dentro destas cultura contar sobre fatos e acontecidos em prosa e versos.

E foi assim que adquiri conhecimento com fontes de credibilidade sem distorções e agregamentos por suposições na raiz com quem vivenciou o momento teve contato com os grandes chefes e pode narrar sobre os fatos, ou seja a fonte mais direta que se pode ter.

Desta forma resolvi fazer um resumo de parte do que aprendi e colocar em formato de um guia para os entusiastas da cultura Polinésia, neste livro fiz um apanhado de obras já existentes para melhor ilustração onde abaixo deixarei os créditos pertinentes ao que foi capitulado.

A cultural Polinésia, consiste dos maoris, marquesanos, havaianos, rarotonganos, samoanos e outros povos, seria semelhante à Alemanha, os povos bávaros, frisianos e prussianos são alemães.

Entre a Austrália, o Japão e a América, existem mais de 2.000 ilhas polinésias localizadas no Oceano Pacífico, sendo as mais importantes a Nova Zelândia, Havaí, Samoa, Tonga e as Ilhas Marquesans, algumas com milhares de kilometros entre elas.

No momento em que os polinésios começaram a se instalar em todas as ilhas diferentes, eles ainda tinham os valores fundamentais, ao lado de sua comunidade espiritual, eles tinham as mesmas danças, os mesmos adereços, a mesma alimentação e os mesmos rituais.

Seguindo a evolução da expansão do homem pelos continentes diferentes grupos se estabeleceram em ilhas individuais, cada ilha começou a desenvolver sua própria identidade, os havaianos no Havaí, os samoanos em Samoa e na Nova Zelândia começava o reinado dos Maoris.

Depois que um único grupo de imigrantes se instalavam em uma dessas ilhas, criaram novas gerações e nunca mais deixaram a ilha ou entraram em contato com tribos de outras ilhas, tornando-se então tribos isoladas, soberanas e autônomas.

povo polinésio se dividiu em novos povos, cada um diferente do outro as diferentes tribos começaram a usar diferentes ferramentas , tinham pensamentos diferentes sobre sua sociedade, enfrentavam diferentes tarefas  e inventaram diferentes nomes e termos para as coisas. Como eles não podiam se comunicar com as outras tribos nessas ilhas distantes, qualquer grupo único apresentou um nome diferente para danças, adereços, alimentação, rituais entre outros.

Desta maneira ouve variações em todos os sentidos e principalmente nos conceitos espirituais. Os maori (e os polinésios em geral) acreditavam que existia um outro mundo e que esse seria o Mar. Acreditar em uma existência em outro mundo após a morte foi muito importante para eles terem a força e determinação dos quais eles são conhecidos até hoje. Nenhum Maori queria desaparecer no nada, com todos os seus pensamentos e memórias de sua vida e sua família, perdidas quando sua vida terminasse, tinha que haver um lugar onde os antepassados se congregassem e descansassem após a morte, e esperando por você quando seu tempo chegasse esse lugar tornou-se então o Mar, dentro de seus conceitos, essa importância se dava pelo fato de ser o Mar o fornecedor mais importante de alimentos. Todos acreditavam que quando morressem se reuniriam com seus antepassados e por isso, era importante manterem contato com eles até o dia desta reunião.

Por isso, quase todas as tatuagens simbolizavam um apelo aos antepassados, ou deuses, para se proteger de tudo o que poderia causar problemas ou um perigo para si, sua família ou toda a comunidade.

A Tartaruga talvez o mais importante símbolo desta cultura era vista como navegador e mensageiro (portador de mensagens) entre os mundos, os maori atentavam ao fato de que a tartaruga poderia estar tanto na água no mundo Marítimo, como na terra mundo dos Maoris, o mundo da terra elas habitavam ambos os mundos, e portanto, constantemente se moviam entre o Mundo da Vida e o Mundo dos Antepassados em sua vida após a morte, o que significava que elas tinham contato com as pessoas e seus antepassados e devido a isso, acreditava-se que a tartaruga era o mediador entre os mundos e o portador de mensagens das pessoas para seus antepassados, e visse e versa.

Além disso, a tartaruga era o companheiro e o navegador que guiava uma pessoa que havia morrido na última viagem ao outro mundo, o Mar, para que essa pessoa pudesse encontrar o lugar de descanso final.

Por isso muitas tatuagens estão focadas em pedido de ajuda dos antepassados, estes símbolos tatuado é como um comunicador entre a pessoa tatuada e os antepassados que ajudam, que usam a tatuagem para dar força e proteção e inspirar a pessoas evoluir e serem melhores a cada dia.

Dai a diferença das tatuagens Polinésia serem os principais ornamentos corporais a fazerem com que seu detentor seja motivado a crescer como ser humano aderindo aos preceitos básicos de qualquer religião ou filosofia de vida que é respeitar os mais velhos e nossos antepassados

Por exemplo, a tatuagem de lagarto, protegerá você e sua família de disputas e desavenças dentro da família ou com outros, como parentes, amigos ou conhecidos   ou   desconhecidos.   O   símbolo   do   lagarto    significa  harmonia, especialmente entre marido e mulher. Se você  deseja  levar  uma vida feliz de casado com sua esposa, a imagem do lagarto é  a  escolha  perfeita.

Hoje, o exato conhecimento dos símbolos, que foi muito importante para os maori, não tem a mesma importancia que tinham antes da colonização.

Nos tempos antigos, os maoris não podiam enviar um e-mail para seus inimigos, onde descreveriam suas próprias vitórias e habilidades em combate, esperando que o inimigo os temesse e não mais buscasse  conflitos,  os maoris tiveram que usar esse tipo de informação no seu próprio corpo, para infligir terror aos inimigos logo que colocassem os olhos sobre eles. Com isso, era muito importante usar, por exemplo, a ponta de lança como um colarinho grande no peito, para que seu inimigo pudesse vê-lo imediatamente.

As tatuagens estampadas em seu corpo transmitiam uma mensagem clara: “Eu sou muito corajoso e não tenho medo, eu vou defender minha família até a morte, e porque eu estou protegido de você por meus símbolos, eu vou vencê- lo”.

Saber que você poderia causar medo ao seu inimigo com seus símbolos tornaram-se mais fortes como um guerreiro, e então você se tornou ainda mais bem sucedido na batalha. Mesmo hoje, uma tatuagem de ponta ainda irá protegê-lo. Você sentirá que o faz orgulhoso e forte. Não é importante onde você o usa. Quer esteja nas costas, no braço ou no peito, o fato importante é que ele está embutido na sua pele, e, portanto, é uma parte de você, um elemento do seu corpo que espalha uma proteção inexplicável sobre você, desde que você acredite no verdadeiro efeito tradicional de você.

Os desenhos faciais são separados em oito seções diferentes.

    1. No ponto mais alto na cabeça, na testa. Isso explica o grau dentro da sociedade.
    2. Nos espaços abaixo da testa, revela informações sobre o primeiro e segundo casamento.
    3. Detalhes importantes sobre a posição do seu portador são colocados ao redor das sobrancelhas.
    4. O espaço ao redor dos olhos e do nariz contém informações sobre o hapu rank.
    5. Um pouco abaixo nas bochechas, são explicações sobre o trabalho dos portadores.
    6. Entre as bochechas, abaixo do nariz está a assinatura, que diz tudo sobre a reputação de uma pessoa.
    7. O queixo é responsável pelo design da Mana. Ele descreve força e resistência.
    8. Taitoto. A tatuagem na mandíbula diz tudo sobre o estado do nascimento.

Tatuagens Femininas:

A   área   ao   redor   da    boca    também    possui    algumas    tatuagens. No corpo não se usa tatuagem é que os maori acham o corpo feminino muito bonito, tornando-o inviolável, eles até adoram sua beleza em sua  naturalidade paradisíaca.

Mesmo as estrias das mulheres não são consideradas como uma mancha, mas o oposto: são um símbolo da vontade da mulher de expandir o clã da família ao dar à luz. Toda criança aumenta o nível de apreciação da mãe dentro de sua família e tribo. Finalmente, precisa ser dito que você não precisa se tornar polinésio ou mudar sua fé para obter a tatuagem de um símbolo maori. Se você achar um projeto específico para ser lindo e quer pegá-lo como uma tatuagem apenas por causa disso, não é um problema. Você deve, no entanto, mostrar dignidade e respeito por essas tatuagens, porque não são apenas projetos bonitos. Eles simbolizam a fé do povo polinésio, sua cultura e tradições, que estão entre os mais antigos do mundo.

Se você está esperando por alguma ajuda ou proteção para você ou sua família dessas tatuagens, você deve conversar com um artista de tatuagem competente sobre seus desejos e obter toda a informação que puder sobre isso, conheça seu portfólio e principalmente sobre as criticas de quem já tatuou com ele.

Uma tatuagem maori geralmente consiste em um conceito geral contendo vários! símbolos que são ajustados individualmente à biografia pessoal do portador e suas necessidades especiais e desejos ao longo da vida.

Por exemplo, um jovem poderia dizer:

  • Eu quero me casar em breve, e desejo que minha esposa dê à luz crianças saudáveis.
  • Espero ter amigos honestos que nunca vão me abandonar ou me
  • Minha casa onde eu moro com minha esposa e filhos será poupada de doenças
  • Desejo aos meus pais, a quem eu adoro muito, uma vida saudável tranquila.
  • Eu sempre me lembrarei dos que partiram e irei tê-los em minhas memórias.

Polinesios tinha a seguinte crença mitológica quanto ao conceito de hierarquia e desígnio de suas tatuagens:

Abaixo da cabeça estão o tronco e os braços com as mãos, que também pertencem ao Rangi ou ao Céu.

O tronco superior começa no pescoço e se estende até o umbigo ali as tatuagens colocadas nesta zona relacionam-se com virtudes respeitáveis, como sinceridade, generosidade, reconciliação, gozo e honra.

O meio-corpo ou tronco inferior começa no umbigo e se estende e inclui a genitália. Não deve surpreender que as tatuagens nesta zona se relacionem com o casamento, a família (e sua expansão através das crianças) e, mais precisamente, a sexualidade, a fertilidade, a independência e a procriação.

Para atender aos requisitos, o que significa, ajudar a capacidade do Maori de cumprir os deveres conjugais, as tatuagens no torso inferior também representam força, energia e energia vital. Todo o torso, metade superior e inferior combinada, conecta Rangi e Papa para alcançar a harmonia conciliadora, as tatuagens devem ser colocadas em um equilíbrio exato e simétrico entre os lados esquerdo e direito do corpo, bem como as metades superior e inferior.

Continuemos com os braços e as mãos no lado esquerdo e direito do tronco. Eles têm seus próprios símbolos.

Primeiro, o braço do ombro ao cotovelo. Os tatuagens que são colocados aqui estão conectados com a força ao trabalho e a capacidade de se proteger e sua família na batalha contra os inimigos. Portanto, os braços superiores representam força e bravura. As armas inferiores dos cotovelos às mãos, incluindo as mãos, são necessárias principalmente para artesanato. As mãos são usadas para preparar refeições, telhar sua casa com folhas de palmeira, construir barcos e fazer cerâmica.

Ancestrais:

Os Maori sabiam que um povo não poderia realmente existir sem herança, então eles mantiveram os primórdios do povo polinésio com grande saudade, para nunca se esquecer deles.

Os antepassados:

Eles não só fundaram essas raízes, são eles que protegem os maoris de longe, de outro mundo, muitos símbolos foram tatuados para honrar esses antepassados, lembrá-los e pedir sua proteção.

Cruz do Marquesan:

Este é um símbolo sagrado, representando coerência e equilíbrio no universo e, portanto, relacionado ao equilíbrio entre os quatro elementos Terra, Ar, Água e Fogo. Quase todos os conceitos incluem a cruz.

Entre outras coisas, representa círculo da eternidade: da vida até a morte e renascimento, a cruz permite que você fale com os antepassados e suas almas, e possa pedir-lhes ajuda.

Koru ou broto de Samambaia:

É o símbolo do início de uma nova vida, de harmonia, paz, crescimento, esperança e desenvolvimento. Koru significa algo ao longo da forte coesão entre famílias.

Tiki ou olhos do Tiki: 

Tiki é seu guardião. O símbolo representa honestidade, lealdade muito profunda, clareza de pensamento e grande conhecimento interior. O Tiki oferece proteção de uma forma especial e espiritual.


“Honu” ou “Tartaruga”

Tatuando a imagem da tartaruga fará com que a sua vida proteje o seu portador para não voltar ao Mundo da Terra depois que ele morrer, ficar solitário e nunca chegar ao seu lugar de descanso final.

A tartaruga irá acompanhá-lo ao mundo dos antepassados a imagem da tartaruga protege de muitos perigos e obstáculos diferentes.

De volta aos tempos antigos, poderia significar proteção durante a caça ou pesca de tubarões ou terríveis acidentes, claro, se eu fizer uma tatuagem da tartaruga hoje, não faço isso para ser protegido enquanto eu caço tubarões. faço isso para pedir proteção enquanto ando pelo trânsito ou viajo, serve para evitar doenças, eu também não pediria proteção e ajuda de meus antepassados, pedir parte do poder que existe no universo, a força que não podemos entender exatamente, como os maori não poderiam. Nós temos outros nomes para isso, mas pensamos igual como os antigos Polinésios. Alguns chamam de Deus, outros o chamam de Buda outros e Ogum, embora a nossa mente não possa explicá-la, todos nós sabemos que há um poder que está influenciando nosso destino. Mesmo em nossos tempos modernos, inúmeras pessoas tivera a experiência, que nossas tatuagens podem atrair esse poder de orientação para nos ser favoráveis.

Ter um símbolo de tatuagem na nossa pele é como um credo: “Sim, reconheço sua existência, sei que você pode me ajudar. Então, me proteja …” Se formos honestos em nossa súplica – e nós somos, se não tivermos fé essa tatuagem com esse intuito de nada ira valer e nossos desejos não serão atendidos.

De tudo o que podemos ler ou aprender sobre significados e explicações maoris, sabemos que eles estão certos sobre uma coisa: nada vem do nada.

Você tinha que estar preparado para lutar se outros o desafiassem, você precisava estar disposto a enfrentar os perigos do Mar e arriscar­ se a pescar mesmo quando o clima era perigoso, para que pudesse sustentar sua família. Hoje, funciona da maneira semelhante você não pode fazer uma tatuagem como apenas um símbolo de sorte, e aguardar a ganhar na loteria, para que não precise mais trabalhar. Os maori sabiam sobre o valor e o poder de suas tatuagens. É hoje não mudou nada, porque existe um poder real nesses símbolos de tatuagem, poder que pode ajudar o portador de qualquer tatuagem com desafios reais do dia a dia, alguns símbolos não precisam ser interpretados para tempos modernos, porque eles ainda têm o mesmo sentido protetor desde que foram inseridos nos conceitos das Tatuagens Polinesia.

Termino aqui esse breve resumo, exemplifiquei e Elemquei algun elementos para mostrar de forma superficial a maneira que esses povos enxergavam os conceitos para dar o significado em suas tatuagens, meu conhecimento é muito maior que estas poucas linhas, poderia aqui escrever um livro, alias estou escrevendo um, mas deixo o convite para que você me faça uma visita e dai então poderemos nos aprofundar e discutir sobre essa cultura que tanto me facina.

Peço que respeitem minha obra, ela esta livre para ser replicada desde que os creditos sobre o artigo sejam devidamente concedidos.

sem mais, Janser Tattoo.