Por isso muitas tatuagens estão focadas em pedido de ajuda dos antepassados, estes símbolos tatuado é como um comunicador entre a pessoa tatuada e os antepassados que ajudam, que usam a tatuagem para dar força e proteção e inspirar a pessoas evoluir e serem melhores a cada dia.
Dai a diferença das tatuagens Polinésia serem os principais ornamentos corporais a fazerem com que seu detentor seja motivado a crescer como ser humano aderindo aos preceitos básicos de qualquer religião ou filosofia de vida que é respeitar os mais velhos e nossos antepassados.
Hoje, o exato conhecimento dos símbolos, que foi muito importante para os maori, não tem a mesma importância que tinham antes da colonização.
Nos tempos antigos, os maoris não podiam enviar um e-mail para seus inimigos, onde descreveriam suas próprias vitórias e habilidades em combate, esperando que o inimigo os temesse e não mais buscasse conflitos, os maoris tiveram que usar esse tipo de informação no seu próprio corpo, para infligir terror aos inimigos logo que colocassem os olhos sobre eles. Com isso, era muito importante usar, por exemplo, a ponta de lança como um colarinho grande no peito, para que seu inimigo pudesse vê-lo imediatamente.
As tatuagens estampadas em seu corpo transmitiam uma mensagem clara: “Eu sou muito corajoso e não tenho medo, eu vou defender minha família até a morte, e porque eu estou protegido de você por meus símbolos, eu vou vencê- lo”.
Saber que você poderia causar medo ao seu inimigo com seus símbolos tornaram-se mais fortes como um guerreiro, e então você se tornou ainda mais bem sucedido na batalha. Mesmo hoje, uma tatuagem de ponta ainda irá protegê-lo. Você sentirá que o faz orgulhoso e forte. Não é importante onde você o usa. Quer esteja nas costas, no braço ou no peito, o fato importante é que ele está embutido na sua pele, e, portanto, é uma parte de você, um elemento do seu corpo que espalha uma proteção inexplicável sobre você, desde que você acredite no verdadeiro efeito tradicional de você.