Olá, me chamo Janser, sou tatuador desde a década de 80, aqui irei tentar explicar sobre o que ao longo de vários anos eu aprendi sobre as Tatuagens Polinésia, seus significados, variações, assim como a importância que essas tatuagens tinham para esses povos. Quero deixar claro que não sou um profundo conhecedor desta cultura, apenas um entusiasta, estudioso e amante desta cultura.
Não tenho e nunca tive a pretensão de ser um “Arauto” sobre a Cultura Polinésia, as vezes recebo críticas de outros tatuadores contestando os desígnios que eu mensuro sobre elementos e seus significados, como eu disse sou primeiramente um apaixonado, posteriormente um estudiosos e consequentemente ganho minha vida fazendo uso do conhecimento adquirido e os transformando em projetos de Tatuagem, sendo assim posso estar equivocado em um ou outro ponto, a complexidade sobre o entendimento desta cultura é muito grande devido a forma que eles foram colonizados e imensidão geográfica onde habitam esses povos, onde existem mais de 2000 mil ilhas separadas muitas vezes a centenas de milhas náuticas uma das outras, contudo ainda assim eu acerto muito mais do que erro.
Eu criei uma nomenclatura chamada de “TATAUGEM” que advém da junção de “Tatau + Tatuagem”, “TATAU” para quem não conhece é como os nativos Polinésio conhecem a tatuagem, e “Tatuagem” é como os povos de ocidentais de idioma Português conhecem a arte de se marcar na pele, a tatuagem em sua forma literal.
Sendo assim eu criei a terminologia “TATAUGEM”. Eu me considero um tatuador que tatua um estilo de tatuagem chamado “TATAUGEM”.
Esse texto narrado aqui não quero que seja a base de estudos nem tão pouco replicado, copiado, utilizado para divulgação ou de qualquer outra forma que venha dar sentido a as tatuagens Polinésia como fonte de informação, pois aqui esta minha narrativa “PESSOAL” a forma que eu Janser, interpreto os conceitos, símbolos, elementos e principalmente a mitologia ligada a cultura Polinésia.
Espero que apreciem essa leitura e qualquer duvida, sugestões e criticas, desde que sejam construtivas serão por mim muito bem aceitas.